O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.

Benefícios ao se aplicar SEO

Ao iniciar uma campanha de otimização no seu site, você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber, além de gerar também maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões no site.

 

Diferença entre SEO e SEM

SEM – Search Engine Marketing – Marketing de Otimização de Buscadores.

SEO – Search Engine Optimization – Otimização de sites para Mecanismos de Busca.

Em resumo, o SEO é a forma orgânica do site ser visto pelos seus clientes e o SEM é a estratégia de marketing digital onde o site é promovido dentro das plataformas digitais.

 

Definição do seu público-alvo

Análise do público alvo é basicamente o que define se a sua página estará ou não entre os primeiros resultados de uma busca é a sua relevância para a palavra-chave buscada. Portanto, o SEO trabalha, antes de tudo, a relevância de seu site, seja para o usuário que o visita (otimização interna), seja para a comunidade digital em torno dele (otimização externa).

 

Etapas do processo

O processo necessário para a realização da otimização para buscadores é complexa e depende sempre de uma análise caso a caso.

A partir da definição das palavras-chave e analise do público alvo temos alguns requisitos técnicos a serem seguidos, que inclui: contato direto com o responsável no desenvolvimento do site, incluir em cada página do site o link da página anterior, esse processo é para que o Google possa entender a quantidade de páginas que compõe seu site, incluir a tag do Google Analytics e do Webmaster Tools, efetuar alterações no layout do site “se necessário”, adequação dos conteúdos em texto e nomear as imagens e vídeos através da configuração em HTML.

Após todas as alterações estruturais realizadas, é hora de cadastrar e indexar o site na ferramenta de mecanismo de busca, para que ela possa ser indexada de forma correta e ganhar visibilidade.

 

Análise da concorrência

Aplicamos o Checklist no SEO para termos uma noção de como a concorrência atua.

Enumeramos em cada concorrente os aspectos positivos mais importantes e os negativos também. Assim, entenderemos porque um site pôde estar muito bem posicionado para algumas palavras-chave e em posições ruins para outras.

 

Títulos otimizados

Cada página do site deve existir um título para que o mecanismo de busca possa ler e executar a pesquisa, além do título, deve ser feita uma breve descrição referente as palavras-chave, isso permitirá que o mecanismo de busca leia o seu site com maior facilidade e apresente ao seu cliente com clareza referente as informações dos seus serviços e produtos.

 

Criação e publicação do Blog

As empresas que já possuem um blog corporativo saem na frente da concorrência, pois conseguem estreitar uma relação com os clientes, criar um vínculo, se aproximar de novos clientes através das informações prestadas e ainda conhecer melhor o seu público, saber o que ele deseja e quais as opiniões dele sobre a sua marca.

O blog precisa ter um fluxo mensal no site, ou seja, escrever um artigo todo o mês, pelo menos. Durante a descrição do título e do corpo do texto, deve colocar as palavras chave. Quando o artigo estiver no ar, o link será indexado na ferramenta de otimização de busca.

 

Publicação do site

Nesse momento acabamos de construir um site completamente otimizado, agora iremos acompanhar as principais métricas através do Google Analytics.

Ao longo do tempo essas métricas mostrarão o desempenho do site, com isso, o processo de SEO é constante.

 

Redes Sociais e SEO

A criação de contas nas redes sociais e publicação de conteúdo é extremante relevante para contribui no trabalho de SEO. O Google considera cada vez mais as interações nas redes sociais vinculadas com o conteúdo do seu site.

Num processo mais completo, solicitamos aos nossos clientes para criarem algumas redes sociais de forte impacto para as ferramentas de busca, sendo elas, página de negócio do Facebook conhecida como fanpage, criação de um blog no Google + e também páginas de negócio no LinkedIn.

Segundo dados coletados pelo Google Analytics, essas são as redes sociais que trazem buscas orgânicas ao site, após a criação dessas redes sociais o cliente poderá optar em se cadastrar em outros canais de comunicação.

 

***Caso o cliente opte em fazer o trabalho de SEO e mais a criação, publicação de conteúdo e gerenciamento das redes sociais o valor dessa proposta será alterado, pois o valor descrito é exclusivamente para o trabalho de SEO. 

 

Solicite agora mesmo um orçamento de otimização de seu site através de http://agenciastrong.com.br/contato/

 

Compartilhe esse post

Fale Conosco!