Dicas de UX para o desenvolvimento do seu site

Em terras cibernéticas, o User Experience (UX) é rei. É ele quem faz com que o usuário decida, de forma bem rápida, quais os sites que merecem a atenção e quais aqueles que serão evitados, dali para frente. E, obviamente, nenhuma empresa quer que o seu site não seja abraçado pelo seu público-alvo.
É necessário, então, saber o que fazer para poder agradar sempre. Por isso separamos as melhores dicas de UX para o seu site. É lógico que você vai ficar ligado para colocar as suas em prática ainda hoje.

O que é User Experience?

Bom, antes de começar a iluminar os caminhos do UX, precisamos entender direitinho o que User Experience significa.
A internet cresceu de forma exponencial nos últimos anos, e foi abraçada por uma gama imensa de usuários, entre profundos conhecedores e quem ainda luta com o mouse. E o UX, traduzido para o português como a Experiência do Usuário ou, ainda, Usabilidade, traduz o seu material para todos que você deseja possam curtir a visita pelos seus domínios digitais.

Algumas dicas de UX para o seu site
Uma frase pode – e deve – nortear os seus esforços: ninguém é obrigado a saber nada. Ela é o seu mantra a fim de proporcionar uma boa experiência para o cliente. Portanto, estude as dicas sem nunca esquecer dos mais diversos tipos de usuários da internet que compõem o seu público-alvo.

1 » Investir na usabilidade
Muitas pessoas se espantam com a facilidade que as crianças de hoje têm para usar dispositivos, como smartphones e tablets. Mas a resposta para esse fenômeno pode ser facilmente explicado através da usabilidade. Ele pode ser entendido como a construção de algo que funcione, não apenas bem, mas de forma intuitiva.
Um exemplo: você tem que fixar um prego na parede e pega um martelo. Olhando para ele você já entende exatamente como ele funciona, sem precisar recorrer a manuais ou afins.

2 » Ter uma ferramenta de pesquisa interna
Com o crescimento da internet, os sites deixaram de ter apenas meia dúzia de páginas estáticas para incluir, às vezes de forma diária, mais e mais conteúdo. Então, achar um determinado artigo ou material pode ser uma tarefa quase impossível.
Por isso, invista numa ferramenta de pesquisa interna e aprenda a usar as tags e palavras-chave para facilitar a ponte entre o público e a marca.

3 » Investir na navegação otimizada
Outra necessidade para quem precisa navegar por um site, é ter uma experiência otimizada. Ou seja: simplifique a navegação o máximo possível. Nada de poluir o visual ou dificultar o acesso à informação. Na dúvida, avalie o número cliques necessários para o usuário chegar aos seus Calls-to-Action. Mais de três cliques? Hora de repensar a estratégia para não deixar esses clientes desistirem de você.

4 » Facilitar a volta para casa
E uma maravilhosa e simples dica pode ser traduzida pela fala de Dorothy, em O Mágico de Oz: “não há lugar como a nossa casa”. Por isso, inclua botões de fácil acesso que permitam ao usuário voltar para a página inicial.

E então, o que achou das nossas dicas de User Experience? Tem mais alguma para dividir conosco? Deixe suas opiniões e informações nos comentários!

Comente aqui!