Por que renovar o logotipo da sua empresa?

Por que modernizar?

As razões para modernizar um logotipo são várias, mas independente dos motivos que te levaram a essa decisão, é importante que a transição seja feita com um bom planejamento e com o acompanhamento de uma equipe de profissionais especializada no assunto, um time de designers e comunicadores que vai ser capaz de oferecer as melhores soluções e estratégias para a sua empresa.

Veja aqui quais são os principais motivos que levam as empresas a modernizarem as suas marcas.

Acompanhar as mudanças

É muito comum que, com o tempo e as mudanças cada vez mais rápidas na sociedade, as marcas fiquem um pouco ultrapassadas. Alguns traços e desenhos, estilos de fonte (o tipo de letra) e efeitos visuais, como o degradê ou o tipo de traço de uma ilustração, são bem datados e característicos de determinadas épocas e acabam trazendo consigo informações temporais, deixando todo mundo saber que foram criados em um ou outro momento.

Nesses casos, o processo de revitalização pode até ser bem sutil, possibilitando que a mensagem transmitida pela empresa não fique ultrapassada. O reconhecimento do público continua o mesmo — muitas vezes, as pessoas nem conseguem dizer exatamente o que mudou, mas percebem que a marca está mais moderna, atual e bonita. Isso é ótimo!

Conquistar novos públicos e mercados

Ao longo da trajetória de uma empresa de sucesso, os gestores e líderes podem perceber a necessidade de ampliar a sua área de atuação, conquistando novos mercados e dialogando com um novo tipo de público e cliente. Essa decisão precisa ser acompanhada de uma avaliação da marca da empresa: o logotipo funcionará bem no novo mercado? Ele é capaz de transmitir as informações importantes dessa nova atuação e dialogar com o novo perfil de público?

Nesses momentos é possível verificar a necessidade de uma mudança, de um ajuste que será capaz de ampliar o potencial vendedor da marca — e aí, a modernização deve ser feita sem medo, pois virá acompanhada de uma série de novas conquistas.

Marcar um momento histórico

Qual a grande empresa que está presente no mercado há anos que nunca viveu momentos determinantes, essenciais e históricos? Essas datas podem representar um convite para uma mudança visual, uma modernização da marca.

Esses momentos podem ser uma alteração de nome, a incorporação de uma outra empresa, uma internacionalização. São processos de crescimento e consolidação no mercado que vão entrar para a história da organização e podem ser o marco inicial de uma empresa mais contemporânea, profissional e moderna.

Cabe ao gestor observar com atenção os passos da sua empresa, estando aberto para transformações que vão lhe agregar valor e aumentar o vínculo com seu público.

Quem já fez?

Podemos citar uma infinidade de empresas que passaram por processos bem-sucedidos de modernização de suas marcas, pelas mais diversas razões, mas sempre com um impacto muito positivo nos seus resultados e na percepção do público.

Para começar no mundo digital, e falando de mudanças sutis, que têm o objetivo de adequar a linguagem da marca aos tempos modernos, podemos observar a marca do GOOGLE, que é a mesma em sua essência, desde 1996, mas que já passou por vários pequenos ajustes, sendo hoje bem mais leve, dinâmica e moderna. A fonte foi ficando mais fina, a leitura mais simples e convidativa. Os efeitos de profundidade e volume (aquilo que falamos sobre recursos datados) ficaram para trás e hoje a marca é mais elegante e clean.  Outras empresas com mudanças discretas ao longo dos anos são a Pepsi e o Carrefour.

Já o Bradesco, que existe desde 1966, já passou por diversas mudanças, incluindo aí a alteração do seu nome. O banco começou como “Banco Brasileiro de Descontos”, até chegar na abreviação BRADESCO. A marca, que já foi um raio com as letras em vermelho, hoje traz a cor cinza e um elemento visual que faz referência a uma árvore. O vermelho, tradicional e característico da empresa, entra como cor de apoio no bloco por trás do ícone. Foram mudanças consideráveis, mas feitas com sabedoria e pertinência — hoje a marca Bradesco é uma das mais valiosas do país e facilmente reconhecida pelos seus clientes.

Quem também mudou radicalmente o seu logotipo com o passar dos anos foi a Natura, a Petrobras e a Gol, para citar só exemplos brasileiros.

Como modernizar um logotipo?

Ótimo! Você já sabe tudo o que precisa e percebeu que está sim na hora de modernizar o seu logotipo. E agora? É hora de iniciar uma parceria com um profissional preparado e que já passou por processos de revitalização.

Esse profissional vai ter longas conversas com você e a sua equipe, para entender quais são os motivos da mudança, as expectativas e as funções que a nova marca deve cumprir. Mas é preciso lembrar que o redesenho da marca é só uma das etapas do trabalho.  Depois disso, é importante que vocês definam um plano de comunicação, informando ao público da nova fase da empresa, comunicando as conquistas e fazendo um intenso trabalho para mostrar que a sua empresa está cada vez melhor e que a nova marca traduz esse momento. Lembre-se que a personalidade, a visibilidade e o reconhecimento do público são fatores essenciais para o seu sucesso.

E aí? Hora de modernizar o seu logotipo? Você já tem todas as coordenadas e orientações, e já está ciente dos benefícios. Agora, só falta trabalhar em parceria com uma empresa que entende tudo do assunto e que vai te apresentar soluções encantadoras e eficientes. Fale com a Agência Strong e vamos iniciar uma nova era no seu negócio!

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