Nesse artigo, vou falar sobre a importância para sua empresa em ter uma landing page e como isso pode alavancar suas vendas. Irei explicar sobre os principais tipos de landing pages existentes e como utilizá-los em benefício de seu negócio.

Mas antes de me aprofundar em todas as particularidades das landing pages vou primeiro explicar o que é uma landing page.

Então vamos lá!

 

O que é uma landing page

Landing page ou página de destino ou ainda: página de captura, é qualquer página da web para a qual o visitante é direcionado. No entanto, para marketing e publicidade é mais comum descrever landing pages como páginas isoladas criadas com objetivos específicos. Uma landing page é criada e destacada do restante do site da sua empresa, com o objetivo de direcionar a atenção do visitante para uma informação ou ação específica. Quando você cria uma landing page o objetivo não é que o visitante navegue por outras páginas no seu site, mas que ele seja direcionado a um comportamento específico.

Boas landing pages são concisas, claras e guiam o visitante a agir de acordo com os objetivos da sua empresa. E é nesse momento que elas ficam interessantes para o seu negócio. Por que não direcionar o visitante a compra de um novo produto ou serviço?

Existem basicamente dois tipos de landing pages. Aquelas criadas para captação do contatos ou leads e aquelas criadas para incentivar o clique.

  • Capturar Leads: esse tipo de landing page possui o objetivo de capturar informações de contato como e-mail, telefone, nome, etc, que possibilitem a sua comunicação com essas pessoas no futuro em uma campanha de e-mail marketing ou vendas. Ela sempre possui um campo de formulário que deverá ser preenchido com as informações do usuário. E, claro, um campo destinado a explicar qual benefício o visitante receberá por fornecer estas informações. Veja abaixo alguns exemplos que vantagens que você pode oferecer:
    • E-book
    • Inscrição em um webinar ou demonstração ao vivo
    • Cupons de desconto
    • Inscrição para teste gratuito
    • Informações em primeira-mão sobre um novo lançamento
    • Cadastro para receber newsletters

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A quantidade de informações que você necessitará pedir ao visitante irá variar de acordo com as necessidades da sua empresa. Você não precisa solicitar o telefone da pessoa, se seu contato será feito somente por e-mail.

  • Incentivar o clique: como o título já diz, essas landing pages têm como objetivo induzir a pessoa a clicar para outra página. Esse tipo de landing page é muito usada por e-commerces. Elas são usadas para descrever um produto ou animar usuários com ofertas tentadoras que os aproximarão da compra.

Pense nas seguintes situações: você cria um anúncio que direciona diretamente para o carrinho de compras, sem antes oferecer nenhuma informação sobre o produto ao visitante. Outra situação, você cria um anúncio que direciona para um landing page, que dará as informações necessárias para o visitante, com uma call-to-action. Ao clicar, ele é direcionado para o carrinho de compras.

Qual das duas situações terá maior taxa de conversão? A landing page oferece ao visitante todas a informação necessária para que ele conheça e deseje o produto. É muito mais seguro que ele finalize a compra.

Como usar landing pages para a sua empresa

Muitas empresas direcionam o tráfego de seus anúncios diretamente para a página inicial de seus sites. Isso resulta em várias oportunidades perdidas. Mesmo que você direcione para o carrinho de compras, talvez não obtenha um bom resultado em vendas. Ao usar landing pages você dá uma chance a mais para o seu produto conquistar o visitante.  Mas ao contrário, se você direciona para sua página inicial, como o visitante deverá saber o que fazer lá? Você está dando mais trabalho para ele, pois além de tudo ele terá que procurar seu produto no site, ou descobrir onde estão informações sobre seus serviços. Ele já desistiu.

Direcione seus anúncios para landing pages e aumente a taxa de conversões, venda mais. Atente-se para os detalhes, a landing page deve facilitar a vida do visitante e não complicar. Veja abaixo alguns elementos que devem estar presentes em sua landing page:

  • Valor: tenha certeza que o valor oferecido em sua oferta é atraente e justificado na sua landing page. O visitante não seguirá adiante se sua oferta não for atraente e compensadora para ele.
  • Compartilhe: insira ícones de compartilhamento nas redes sociais. Se sua oferta é boa, por que não permitir que seu visitante te ajude divulgando para os amigos?
  • Seja direto e reto: sua landing page não deve ser longa demais. Descreva seu produto de maneira clara, e mostre aos visitantes que direção seguir. Guie-os para clicar e avançar. Dessa forma você aumenta a taxa-de-conversão.
  • Teste: teste diferentes versões de suas landing pages. Veja qual apresenta melhores resultados e o que pode ser melhorado. Muitas empresas oferecem ferramentas para criação de landing pages, algumas delas dispõe de templates já testados e otimizados para cada tipo de segmento.

 

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Landing Pages: Por que minha empresa precisa delas?

por Mariana Reis Segunda-feira, 14 de Abril de 2014

Nesse artigo, vou falar sobre a importância para sua empresa em ter uma landing page e como isso pode alavancar suas vendas. Irei explicar sobre os principais tipos de landing pages existentes e como utilizá-los em benefício de seu negócio.

Mas antes de me aprofundar em todas as particularidades das landing pages vou primeiro explicar o que é uma landing page.

Então vamos lá!

O que é uma landing page

Landing page ou página de destino ou ainda: página de captura, é qualquer página da web para a qual o visitante é direcionado. No entanto, para marketing e publicidade é mais comum descrever landing pages como páginas isoladas criadas com objetivos específicos. Uma landing page é criada e destacada do restante do site da sua empresa, com o objetivo de direcionar a atenção do visitante para uma informação ou ação específica. Quando você cria uma landing page o objetivo não é que o visitante navegue por outras páginas no seu site, mas que ele seja direcionado a um comportamento específico.

Boas landing pages são concisas, claras e guiam o visitante a agir de acordo com os objetivos da sua empresa. E é nesse momento que elas ficam interessantes para o seu negócio. Por que não direcionar o visitante a compra de um novo produto ou serviço?

Existem basicamente dois tipos de landing pages. Aquelas criadas para captação do contatos ou leads e aquelas criadas para incentivar o clique.

  • Capturar Leads: esse tipo de landing page possui o objetivo de capturar informações de contato como e-mail, telefone, nome, etc, que possibilitem a sua comunicação com essas pessoas no futuro em uma campanha de e-mail marketing ou vendas. Ela sempre possui um campo de formulário que deverá ser preenchido com as informações do usuário. E, claro, um campo destinado a explicar qual benefício o visitante receberá por fornecer estas informações. Veja abaixo alguns exemplos que vantagens que você pode oferecer:
    • E-book
    • Inscrição em um webinar ou demonstração ao vivo
    • Cupons de desconto
    • Inscrição para teste gratuito
    • Informações em primeira-mão sobre um novo lançamento
    • Cadastro para receber newsletters

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A quantidade de informações que você necessitará pedir ao visitante irá variar de acordo com as necessidades da sua empresa. Você não precisa solicitar o telefone da pessoa, se seu contato será feito somente por e-mail.

  • Incentivar o clique: como o título já diz, essas landing pages têm como objetivo induzir a pessoa a clicar para outra página. Esse tipo de landing page é muito usada por e-commerces. Elas são usadas para descrever um produto ou animar usuários com ofertas tentadoras que os aproximarão da compra.

Pense nas seguintes situações: você cria um anúncio que direciona diretamente para o carrinho de compras, sem antes oferecer nenhuma informação sobre o produto ao visitante. Outra situação, você cria um anúncio que direciona para um landing page, que dará as informações necessárias para o visitante, com uma call-to-action. Ao clicar, ele é direcionado para o carrinho de compras.

Qual das duas situações terá maior taxa de conversão? A landing page oferece ao visitante todas a informação necessária para que ele conheça e deseje o produto. É muito mais seguro que ele finalize a compra.

Como usar landing pages para a sua empresa

Muitas empresas direcionam o tráfego de seus anúncios diretamente para a página inicial de seus sites. Isso resulta em várias oportunidades perdidas. Mesmo que você direcione para o carrinho de compras, talvez não obtenha um bom resultado em vendas. Ao usar landing pages você dá uma chance a mais para o seu produto conquistar o visitante.  Mas ao contrário, se você direciona para sua página inicial, como o visitante deverá saber o que fazer lá? Você está dando mais trabalho para ele, pois além de tudo ele terá que procurar seu produto no site, ou descobrir onde estão informações sobre seus serviços. Ele já desistiu.

Direcione seus anúncios para landing pages e aumente a taxa de conversões, venda mais. Atente-se para os detalhes, a landing page deve facilitar a vida do visitante e não complicar. Veja abaixo alguns elementos que devem estar presentes em sua landing page:

  • Valor: tenha certeza que o valor oferecido em sua oferta é atraente e justificado na sua landing page. O visitante não seguirá adiante se sua oferta não for atraente e compensadora para ele.
  • Compartilhe: insira ícones de compartilhamento nas redes sociais. Se sua oferta é boa, por que não permitir que seu visitante te ajude divulgando para os amigos?
  • Seja direto e reto: sua landing page não deve ser longa demais. Descreva seu produto de maneira clara, e mostre aos visitantes que direção seguir. Guie-os para clicar e avançar. Dessa forma você aumenta a taxa-de-conversão.
  • Teste: teste diferentes versões de suas landing pages. Veja qual apresenta melhores resultados e o que pode ser melhorado. Muitas empresas oferecem ferramentas para criação de landing pages, algumas delas dispõe de templates já testados e otimizados para cada tipo de segmento.

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Sutileza pode ser uma aliada no processo de vendas usando landing pages. Uma landing page que possui logo de início o seguinte texto “compre nosso novo produto. Ele é incrível!” pode até gerar algumas vendas, mas e se você sutilmente levar o seu visitante a crer que o seu produto é realmente a melhor opção disponível? No momento que você ganhar a confiança e o carisma do visitante, você estará a um passo de conseguir que ele avance para a próxima etapa: a compra.

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Veja abaixo algumas maneiras de vender, sem forçar seu cliente a gostar do seu produto:

  • Seu produto ficará muito mais atraente se você mostrar suas qualidades ao invés de características técnicas;
  • Nada reforça a qualidade e confiança melhor do que comentários de outros clientes. Inclua depoimentos de clientes antigos satisfeitos com seus serviços;
  • Seu produto deve ser não só o melhor, mas o mais bonito. Teste diferentes formas de fazê-lo ficar bem na foto: modelos usando seu produto pode deixar seu produto mais atraente para o visitante;
  • Insira botões de call-to-action mais atrativos e menos apelativos. Prefira algo como “experimente agora” a “adquira já”. Deixe o visitante da sua página se sentir confortável para decidir, mas o conduza para ação desejada.
  • Venda boas ofertas e não seus produtos. Muitas vezes compramos coisas que não necessitamos somente por que era um bom negócio ou estava na promoção. Bons negócios vendem mais.

 

Conclusão

Landing pages são perfeitas para direcionar o cliente e levá-lo exatamente para onde desejamos que ele vá. Quando um visitante é direcionado para uma boa landing page ele passa a conhecer seu produto e todas as vantagens em adquiri-lo e ao final ela não terá muitas opções senão comprar.

E você já utiliza landing pages para sua empresa? Costuma divulgar com anúncios? Quais resultados tem obtido? Compartilhe sua experiência conosco, comentando abaixo.

 

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