Importância da rede social

A importância das  redes sociais na atualidade.

Que as redes sociais mudaram a forma como as pessoas se relacionam e enxergam o mundo, você já sabe, mas aqui queremos mostrar também, como isso aconteceu, qual a importância e como isso é visto perante os dias de hoje.

Antes, as pessoas eram menos receptivas as informações e mudanças, hoje tudo muda muito depressa e o público, nós espectadores e consumidores, está cada vez mais atento e participativo, o que mostra como hoje isso é importante para marcas e pessoas que pretendem formar opiniões.

Os internautas atuais, seguem grupos de pessoas que tem interesses semelhantes, ou que fazem coisas que eles gostariam de fazer. A internet além de tudo, se tornou uma ferramenta política, social, comercial e de interesses.

O poder de persuasão

As mídias sociais, quando criadas, vieram para ser algo mais ligado a relacionamentos sociais, ou seja, para que se pudesse conhecer pessoas mesmo que do outro lado do mundo ou no mesmo bairro e cidade, o que não deixa de ser verdade, mas claramente, hojeelas se tornaram uma das maiores máquinas de divulgação, vendas e promoção de marcas, serviços, produtos e pessoas. Sim pessoas, as redes sociais criaram profissões que antes não existiam como os famosos influencers, coaches, entre outras. Além disso, as redes sociais proporcionaram oportunidades de mercado para os novos empreendedores, fazendo com que tenham mais espaço no mercado e visibilidade.

Estudos provam que os brasileiros ficam em média 3 horas por dia em suas redes sociais, o que mostra que seu feed pode ser uma ótima e efetiva vitrine e obviamente, marcas e empresas não poderiam ficar fora disso, pois é uma bela oportunidade para vender e se divulgar.

A publicidade é facilmente capaz de nos induzir a desejar um produto que a gente nem precisa, pois ver uma pessoa que você tem afinidade ou admira, compartilhando dos mesmos pensamentos e ideologias, usando certo produto ou indicando um serviço, faz com que você tenha a vontade de ter esse desejo.

A importância das recomendações

Nesse mundo, é preciso ter criatividade para fazer as divulgações e o primeiro passo para obter sucesso, é entender qual a melhor rede social para fazer seu anúncio e ainda, entender qual o tipo de publicidade seu público está mais aberto a receber.

Ter cuidado, nunca é demais. Da mesma maneira que as redes sociais podem ser grandes aliadas para vendas de seu produto ou serviço, ela pode também se tornar uma grande inimiga, quando por exemplo, sua empresa não é facilmente encontrada por seus usuários, ou quando tem comentários negativos e/ou pouca visibilidade.

O “boca a boca” já é muito conhecido. Recomendações são essenciais para as vendas, desde sempre, não é novidade. E isso agora também é válido na internet. Fique atento ao que andam dizendo sobre você, não apague comentários, mesmo que negativos, pelo contrário, os respondam mostrando que tem interesse em solucionar o problema para melhorar sempre. Assim, novos clientes veem e sentem confiança, porque apesar desse papo todo girar em torno da modernidade e tecnologia, uma coisa nunca mudará, “pessoas confiam em pessoas”, e seus clientes antigos, são quem “vendem seu peixe” para clientes futuros.

Possíveis riscos

O maior risco em não investir nas mídias sociais, é justamente o contrário de tudo que já foi citado. Sua empresa não vai ser encontrada com facilidade, fazendo com que talvez você perca um cliente. Você pode não criar ações para se aproximar de seus seguidores, mas com isso, você perde credibilidade, consequentemente baixando os números e não sendo referência.
Uma postagem indevida por exemplo, que não mostra qual o posicionamento da sua empresa, pode ser viral e talvez abalar a reputação da marca.

O ponto é, as redes sociais são grandes facilitadoras da sua comunicação com pessoas e organizações que tem interesse no seu serviço/produto ou então compartilhe de seus valores e isso pode ser de grande valia. Não precisar bater de porta em porta para tentar convencer seus clientes de que você é bom, de que seu produto é o melhor e sua marca é confiável é algo a ser valorizado.

Cases de sucesso

Taco Bell e os filtros do Snapchat

O fast food mexicano, quebrou recordes na antiga popular rede social Snapchat. Quando mexicanos comemoravam a vitória do México em cima da França, a empresa foi uma das primeiras marcas a lançar um filtro patrocinado no aplicativo. Assim, os usuários poderiam fazer fotos e vídeos com o filtro que transformava sua cabeça em um grande taco, já logo remetendo a marca.

Ultragaz e o funk do gás

A música que virou meme e foi viral, mostrou que a internet tem poder. Depois de transformar em funk a versão da música que passa nos carros da Ultragaz, funcionários postaram um vídeo no Facebook enquanto dançavam na empresa e obtiveram mais de seis milhões de visualizações, então a empresa viu que não poderia perder a oportunidade e divulgou diversos vídeos com a participação de seus funcionários em diferentes pontos de venda. A batalha entre Mc Donald’s e Bob’s para ver quem tem o melhor milk shake de Ovomaltine. Foi nas redes sociais que aconteceu a maior repercussão, onde era exposta toda a “guerra” entre as marcas, fazendo com que ali fosse decidido qual era o melhor. No meio de tudo isso, as marcas Pizza Hut, Burger King e Girafas ainda se aproveitaram do alvoroço para propagar seus produtos.

Por fim, caminhe com seus clientes. Fique por dentro do que eles gostam, esteja conectado a eles de maneira quase que fixa, estando dentro de suas redes sociais, mostrando que as pessoas que eles seguem, acompanham e admiram, gostam e recomendam sua marca. Isso é essencial para os negócios caminharem bem.

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