Posicionamento de marca

Posicionamento de marca é a forma que a marca ou a empresa quer ser vista perante seu consumidor e o mercado, assim conseguindo conquistar a preferência de seu público-alvo. Com outras palavras, é a maneira que em que conseguem ocupar um espaço na cabeça do público, toda vez que se é falado de tal segmento.

O que é posicionamento de marca?

É quando uma marca consegue criar elos emocionais muito fortes com os clientes
fazendo com que eles se tornem fiéis (a marca). Esse posicionamento é como uma
marca é vista ou quer ser vista e é muito importante reforçar esse
posicionamento com as ações e como a marca ou empresa se comunica com seu
target.

O posicionamento envolve as estratégias e táticas realizadas pela empresa que tem
como objetivo promover a marca, produto ou serviço. É o ângulo que se vai
trabalhar na mente do consumidor e uma vez conseguido, se transforma em
estratégia. Se quando falamos sobre “fast food” você lembra de alguma empresa
específica em questão de segundos, ela provavelmente faz esse trabalho de
posicionamento muito bem.

Uma marca tem que ter um posicionamento claro e consistente essencialmente, como
uma promessa convincente. É preciso estudo, análises, pesquisas, testes e entendimento
sobre quais os objetivos finais da comunicação e ações pré-estabelecidas. É
necessário também saber quem realmente é o consumidor da marca e isso tem que
ser feito de forma diária e constante, além de entender como os seus
consumidores veem o produto ou serviço e o comparam com seus concorrentes
diretos, ou seja, é possível criar uma estratégia que converse com as pessoas e
ainda comunique um diferencial em relação a ofertas dos concorrentes.

Definição do seu público alvo

Para tudo dar certo, você precisa definir qual é o seu público alvo e isso leva em
consideração a idade, sexo, classe social, economia, as necessidades de
consumo, entre outras características e quanto mais detalhada for sua pesquisa,
mais fácil vai ser de definir como se posicionar de maneira eficaz.

Para ajudar nessa parte, falemos das segmentações de
mercado. Existem quatro formas
eficazes de segmentação de mercado, o que ajuda você a definir seu público alvo
e trabalhar com essas informações:

  • Segmentação
    demográfica, que classifica os consumidores de acordo com sua profissão, classe
    social, idade, nacionalidade, religião tamanho da família e grau de
    escolaridade. Infelizmente, ela sozinha não é suficiente para entender tudo que
    o consumidor precisa.
  • Segmentação
    geográfica está relacionada a região do consumidor. País, estado, cidade, quais
    bairros mais frequenta e se estamos falando de uma empresa pequena, que atinge
    um pequeno raio, a ideia de investir em filiais em outras regiões, pode ser um
    ótimo caminho.
  • Segmentação
    psicográfica é o estilo de vida do seu público. Sua personalidade e valores
    está diretamente ligada a características pessoais que atingem toda maneira de
    estudar esse público.
  • Segmentação
    comportamental é o comportamento do de compra do seu público. Essa segmentação
    quer analisar o que seu cliente está fazendo na hora em que vê seu produto e
    qual sua reação a esse momento.

Diferentes estratégias de posicionamento

Agora você já sabe o que é o posicionamento de marca, a importância de se posicionar e como segmentar seu público, agora você precisa ficar atento a qual estratégia utilizar para se posicionar:

  • Posicionamento
    específico é quando a marca/empresa escolhe dar ênfase para as qualidades que o
    produto/serviço tem.
  • Posicionamento
    de categoria é quando a marca/empresa se torna um sinônimo do segmento. Quando
    se afirma a melhor da categoria.
  • Posicionamento
    contra concorrente é quando a marca/empresa quer deixar claro que o seu produto
    ou serviço é melhor que qualquer outra. Que ganha de qualquer concorrente.
  • Posicionamento
    por benefício é quando a marca/empresa promete um tipo de vantagem exclusiva
    por usar seu produto ou serviço.

Por fim, com tudo isso, pode-se afirmar que o
posicionamento de marca é quem define se a sua empresa terá vantagem e será
facilmente lembrada por seu público.

Estratégias de Posicionamento de Marca

Benefício:
O serviço ou produto se posiciona com base no benefício que proporciona.

Exemplo:

  • Qualidade/Preço:
    Basear a estratégia na relação entre qualidade e preço. A empresa deve oferecer
    a maior quantidade de benefícios à um preço justo.
  • Concorrente: Sempre
    comparar as vantagens e atributos com as marcas da concorrência. Afirma que a
    sua marca é a melhor em algum sentido em relação ao concorrente.
  • Uso ou aplicação:
    Trata-se de posicionar com os melhores tendo como base o uso ou aplicações
    específicas. Essa estratégia concentra-se em posicionar-se como líder em uma
    categoria de produtos. Exemplo: Coca cola, é líder de marca na categoria de
    refrigerantes.

Exemplos
de posicionamentos de grandes marcas:

COCA COLA- Vende felicidade em forma de refrigerante;

DOVE-Vende beleza em forma de shampoo;

ROLEX– Vende joias em forma de relógio;

Mercedes-Benz-Vende status e conforto em forma de carro.

Para montar o planejamento estratégico perfeito para o seu negócio e posicionar sua marca ou empresa de forma correta, conta a melhor agência de marketing digital do Brasil.

Agência Strong

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